O Tour do Vale das Freiras começa na zona da recepção do seu hotel, subindo até aos Picos dos Barcelos onde fazemos uma pequena paragem para desfrutar de uma das melhores vistas sobre o Funchal. Este miradouro encontra-se a 335m de altitude, entre Stº António e Stº Martinho.
Seguimos então para o Vale das Freiras ou Curral das Freiras, que é uma pequena aldeia aninhada ao pé de uma profunda bacia, rodeada por os picos acidentados das montanhas circundantes. Sendo a Madeira uma ilha vulcânica, esta é considerada a foz do vulcão e daí os arredores fantásticos. Antes acessível apenas a pé (ou de burro!), O Vale das Freiras agora pode ser alcançado por estrada, embora a aldeia ainda permaneça bastante isolada.
A aldeia do Vale das Freiras fica em uma ravina profunda, que provavelmente foi causada por um ou outro por erosão gradual ou atividade vulcânica. Datada do século XVI, a povoação foi aparentemente formada em 1566, quando aqui chegaram freiras do convento de Santa Clara, no Funchal, em busca de refúgio, tendo fugido dos ataques de piratas. A vista de cima da Eira do Serrado é simplesmente deslumbrante, tal como a estrada que leva até lá. Ficamos aqui por cerca de 30 minutos, absorvendo os locais maravilhosos que são concedidos a nós. Em seguida, descemos até a bela vila, onde temos a chance de apreciar a vista de baixo para cima.
Locais a visitar:
- Pico dos Barcelos
- Eira do Serrado
- Vale das Freiras