Passeio de 2 dias das 09H às 17H (cada dia)
Aproveite o "Volta a ilha - Tour de 2 dias" visitando as mais belas aldeias e pontos turísticos da Madeira.
Uma experiência única que você nunca vai esquecer!
NOTA: A ordem do passeio pode ser alterada para: Primeiro dia oeste + Segundo dia este OU Primeiro dia este + Segundo dia oeste
DESCRIÇÃO DE TODAS AS PARAGENS
LADO OESTE / PISCINAS NATURAIS
- Cabo Girão: Nossa primeira parada, subimos até o magnífico mirante do Cabo Girão, com 580m de altura e varanda de vidro, famoso por ser o mais alto da Europa e o segundo penhasco mais alto do mundo.
- Ribeira Brava: Percorrendo a costa da ilha chegamos logo à aldeia da Ribeira Brava, onde podemos visitar uma igreja datada do século XV.
- Madalena do Mar: De seguida seguimos para a Madalena do Mar, uma pequena visita pelas luxuriantes plantações de banana verde.
- Fonte do Bispo: A partir de uma altitude entre os 1300-1500 metros encontramos a atração turística do Paúl de Serra e o seu início de vários passeios pelas levadas que ligam a diferentes pontos da ilha através da floresta Laurissilva com paragem na Fonte do Bispo ponto de vista.
- Porto Moniz: Em seguida, paramos para almoço e tempo extra na cidade litorânea de Porto Moniz - lar das maiores piscinas naturais vulcânicas da Madeira. Na nossa descida em direção à vila podemos desfrutar de vistas fantásticas, especialmente das piscinas vulcânicas na sua totalidade. Com bom tempo é possível dar um mergulho, por isso venha preparado. Paragem para almoço/tempo livre, cerca de 1.30 a 2 horas de paragem.
- Seixal: De seguida fazemos uma breve paragem no Seixal. Ao longo do caminho, temos o prazer de passar por várias cachoeiras, com destaque para a famosa e deslumbrante cachoeira Véu de Noiva. Olhando para a água que desce da montanha, você pode ver como a face da rocha foi delicadamente esculpida pelo vento e pela chuva ao longo de milhões de anos para formar o que só pode ser descrito como a forma de arte perfeita.
- São Vicente: Em seguida visitamos a pitoresca vila vizinha de São Vicente, onde poderá visitar uma bela igreja datada do século XVII antes de regressar ao Funchal.
- Câmara de Lobos: Situada a 5km da cidade do Funchal, a nossa última paragem é a pitoresca e famosa vila piscatória de Câmara de Lobos; um local de pintura favorito do falecido Winston Churchill!
Locais a visitar:
- Cabo Girão
- Ribeira Brava
- Madalena do Mar (Plantação de Bananas)
- Fonte do Bispo
- Porto Moniz
- Seixal (Véu da Noiva)
- São Vicente
- Câmara de Lobos
LADO ESTE / CASAS TÍPICAS
- Cristo Rei no Garajau: Situada num dos locais mais surpreendentes da Ilha da Madeira, a estátua do Cristo Rei do Garajau é um dos monumentos mais emblemáticos da costa este. É uma visita obrigatória, que conquista os visitantes pelo seu enquadramento paisagístico único.
- Machico: Machico é uma cidade histórica que é a segunda mais populosa da ilha. Situada na zona oriental, Machico foi a primeira capital da Madeira entre 1440 e 1496 sob a capitania de Tristão Vaz Teixeira. Foi aqui que os primeiros povoadores amaram em 1420 e o Funchal só se tornou capital em 1508.
- Ponta de São Lourenço: A Ponta de São Lourenço (Ponta do Rosto) é o ponto mais oriental da Madeira e é uma reserva natural com vistas panorâmicas sobre o Oceano Atlântico e espetaculares formações rochosas; é uma paisagem única muito diferente do resto da ilha.
- Porto da Cruz: Em Porto da Cruz, uma pequena aldeia situada no Nordeste da Madeira, uma antiga destilaria de rum testemunha a importância da cana-de-açúcar para a Madeira. Antigas máquinas a vapor marcam o ritmo de trabalho nesta destilaria. Os trabalhadores originais da fábrica ainda mantêm e mantêm o equipamento operacional. Mas, apesar disso, os Engenhos do Norte abriram recentemente as suas portas à visitação. Você pode entrar livremente.
- Faial: O Faial é uma pequena e pitoresca aldeia na costa nordeste da ilha que recebeu o nome de uma faia local. Os colonizadores aqui chegaram apenas em 1519 e eram maioritariamente de origem mourisca e galega. Durante a primeira fase de colonização em que a cultura da cana-de-açúcar atingiu o seu auge de produção, foram construídos moinhos de água na Ribeira do Faial e na Ribeira Seca para moer a cana-de-açúcar. Você ainda pode ver as ruínas desses edifícios sob a ponte. O Faial também é conhecido pelas suas pontes, a mais alta com 130 metros e conhecida como Ponte das Sete Bocas, mas infelizmente a ponte desabou numa forte tempestade em 1984. A principal indústria do Faial é a agricultura, um bom exemplo disso é a anona, para cuja promoção foi criada em 1990 uma exposição que mais tarde se desenvolveu e se tornou a já famosa Festa da Anona que se realiza todos os anos em fevereiro.
- Santana: Santana é uma charmosa vila na costa nordeste da Madeira, conhecida por suas coloridas casas triangulares de colmo. Hoje em dia mantêm-se como atracção turística, mas a sua origem remonta ao século XVI. Santana é um dos concelhos mais notáveis da ilha da Madeira, oferecendo algumas das vistas mais deslumbrantes e a autêntica cultura madeirense. Diz-se mesmo que existe algo de mágico nesta região da ilha. Paragem para almoço/tempo livre, cerca de 1.30 a 2 horas de paragem.
- Ribeiro Frio: O Ribeiro Frio é um parque natural situado num vale profundo no norte da ilha rodeado por montanhas. É uma parada popular para moradores e turistas devido às piscinas de cultura de trutas e fascinantes trilhas ecológicas, ideais para quem gosta de um passeio tranquilo. Ao longo dos trilhos irá encontrar uma variedade de árvores como o loureiro e, empoleiradas nelas, aves endémicas da região como o pombo, o tentilhão e o bis-bis que é a mais pequena ave madeirense.
- Pico do Arieiro: O Pico do Arieiro é o terceiro pico mais alto da ilha da Madeira, com 1818 metros de altitude. As vistas são fabulosas, com nuvens a pairar sobre as fantásticas formações rochosas - um cenário impossível de descrever. Quando o céu está limpo é possível avistar a costa sul da Madeira, o Curral das Freiras e até a ilha do Porto Santo. A caminho do Pico do Arieiro poderá contemplar um poço de pedra único, semelhante a um iglu, conhecido por “Poço da Neve”, que foi construído por uma família inglesa para armazenar gelo, neve e granizo das montanhas. Em 2011, um radar de defesa aérea foi instalado no cume do pico. O Pico do Areeiro é um dos locais mais visitados da ilha graças aos seus fáceis acessos, vistas deslumbrantes e aos famosos trilhos que levam ao Pico das Torres e ao Pico Ruivo.
Locais a visitar:
- Cristo Rei
- Machico
- Ponta São Lourenço
- Porto da Cruz (Destilaria de Rum)
- Faial
- Santana
- Ribeiro Frio
- Pico do Arieiro